domingo, 23 de outubro de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO ESPORTE

O corpo humano constitui 2/3 de matéria líquida. O Sistema Linfático funciona como um purificador do líquido intersticial, sendo auxiliar do Sistema Venoso.
A linfa é filtrada através dos gânglios linfáticos e uma boa circulação linfática desempenha um papel vital para o organismo.
Podemos considerar que o organismo tem:
- Um sistema de revitalização –Circulação Arterial, que transporta nutriente e oxigênio para os tecidos.
- Dois sistemas drenantes –Circulação Venosa, que transporta detritos e dióxidos de carbono e Circulação Linfática, que transporta macromoléculas, tais como, gorduras, proteínas.
Para conseguir estimular a recolha e o transporte da linfa nos tecidos, a pressão das manobras da Drenagem Linfática Manual deve ser sempre muito leve, não causando dor ou desconforto.
A Drenagem Linfática é um recurso terapêutico fundamental em muitos tratamentos pós operatórios, relevante para limitar a organização de hematoma a um tecido danificado, capaz de reduzir a dor por mecanismo de controle das comportas e por diminuir a pressão em terminações nervosas. Reduz o edema, recrutando células macrófagos e garantindo maior amplitude de movimento, reorganizando as células de defesa, ajudando na eliminação de líquidos e toxinas do metabolismo, através do suor, urina e fezes.
Os atletas são muito beneficiados com a Drenagem Linfática Manual, as únicas manobras de massagem que podem ser aplicadas com segurança e eficácia nos locais traumatizados durante uma fase aguda de cicatrização. Adicionando essa técnica entre as medidas padrão no tratamento de um atleta, atingimos um resultado positivo na velocidade do reparo e da cicatrização das lesões, acelerando o seu retorno à atividade.

Maiores informações, entre em contato: viviane.adail@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário